bbb

BARALHO CIGANO E SUA ORIGEM (tarot)


Esclarecerei sobre o baralho cigano e sua origem. Existem diversas lendas e inverdades sobre esse baralho, primeiramente devemos esclarecer que o mesmo não foi criado pelo povo cigano e sim divulgado por eles a partir do ano de 1900.
A origem do Baralho Cigano Lenormand tem duas versões. Na primeira delas, este magnífico jogo de cartas estaria relacionado ao Petit Lenormand. Este baralho composto de 36 cartas foi criado por Anne Marie Adelaide Lenormand, por volta do ano de 1840, uma francesa nasceu em Alençon, na Normandia,segundo ela no dia 27 de maio de 1772, embora os documentos originais indiquem 16 de setembro de 1768. Perdeu seu pai quando tinha apenas um ano de idade e, a seguir, sua mãe, aos 5 anos. Foi enviada a um convento, de onde surgem os primeiros relatos de seus dons de clarividência.
 Estabeleceu residência, em Paris, no turbulento período que se
 seguiu à Revolução Francesa e, nessa cidade, consolidou sua fama de advinha, de leitora da sorte.
. Lenormand era filha de um mercador de tecidos e criada sob regras católicas, era obrigada a freqüentar missas, das quais ela não se simpatizava. Conheceu um cigano que lera sua mão “vendo’o seu dom de advinha. Estudou astrologia, quiromancia, geomancia e cartomancia apesar da proibição na época de estudos esotéricos. Era a principal conselheira da esposa de Napoleão prevendo diversos acontecimentos para ela e também para seu marido;Em 1807, Mlle. Lenormand leu as mãos de
 Napoleão e descobriu sua intenção de se divorciar de Josefina. Para afastá-la de cena, ele a mandou
 à prisão, em 11 de dezembro de 1809, onde a vidente permaneceu durante doze dias, enquanto ele providenciava o divórcio. Esse fato foi o verdadeiro lançamento de sua carreira e ela se tornou a cartomante mais popular de sua época. Ativa e desembaraçada, escreveu perto de trinta livros, que continuam inéditos até hoje.
 As informações sobre elas são por vezes contraditórias. É tida como boa estimuladora de outras cartomantes, mais ou menos famosas. Por outro lado, alguns de seus detratores, entre os quais se encontram jornalistas contemporâneos, sustentam que sua lista de clientes eminentes era fruto da fantasia da “Sibila de Alençon” e que suas pretensas profecias eram sempre post-factum ; ficou famosa pela precisão de suas previsões, atendendo a figuras ilustres da realeza da França. Numa casa de altos e baixos em Paris, esta mulher acompanhada de seu gato preto, espalhava sobre a mesa as cartas do seu baralho e previa o futuro de seus nobres consulentes. Ela atendia figuras da alta sociedade da época e grandes líderes,
Baseada nas cartas do tarot de EteillaO baralho da "Sibila de Alençon" foi inicialmente publicado em 1828 e compreendia 52 cartas, as mesmas do baralho comum. Esse conjunto foi redesenhado e reduzido a 36 cartas por volta de 1840, presumivelmente pela própria Mlle. Lenormand, à cargo da casa impressora Grimaud. ela criou seu próprio baralho que ficou conhecido até nossos dias como baralho de Lenormand ou baralho cigano. 
Além de cartomante, Mademoiselle Lenormand era astróloga, quiromante, numeróloga e tinha muitos outros conhecimentos como geomancia, dominomancia, cafeomancia. Ela revolucionou o conhecimento da Cartomancia, na época, utilizando flores, ervas e talismãs junto com seu jogo de cartas. Com seu desencarne, em 25 de junho de 1843, muita desta sabedoria desapareceu com ela. Somente cinqüenta anos depois, alguns manuscritos de Lenormand foram recuperados e mais tarde divulgados.
O termo baralho cigano se deve ao fato de ter sido esse povo que tenha redescoberto e adotado suas cartas para leituras da cartomancia, que anteriormente eram feitas com o baralho comum, como o baralho de Lenormand tinha figuras simples da época o seu aprendizado ficou bem mais simples.

Com a morte de Lenormand, esse baralho ficou esquecido por cinqüenta anos mais ou menos, só por volta de 1900 é que foram descobertos manuscritos deixados por Anne Lenormand e recriado.

De leitura e compreensão menos complexa que o tarot tradicional, vem ganhando vários adeptos por todo mundo, principalmente França e Alemanha. No Brasil vem crescendo o interesse por esse tipo de baralho. Existem algumas cartas que chegaram ao Brasil com graves erros de interpretação, sobre isso falaremos em artigos próximos.

Existem dois tipos de baralho de Lenormand: O grand Lenormand e o Lenormand propriamente ditam. A primeira versão do baralho ( O grand Lenormand) tem 52 cartas criado em 1828 enquanto o mais popular tem apenas 36 cartas, impresso pela primeira vez apenas em 1890. com naipes iguais ao baralho comum, uma figura que representa cada carta e um pequeno poema que explica o significado da carta.(os poemas somente disponíveis nos baralhos importados).
Na segunda versão, o Baralho Cigano Lenormand, teria sido descoberto e propagado por este povo mágico que são os Ciganos. Através do seu modo singular de vida migrando de um lugar para outro, eles popularizaram seu jogo de cartas com figuras singelas e de fácil entendimento. Foi desse mesmo modo, que este povo nômade, nos presenteou com a expansão de muitas outras artes advinhatórias, como a Quiromancia, por exemplo, originária da Índia.
Seja qual for a verdadeira origem e a descrição histórica deste baralho, vale lembrar: é fácil notar que a origem da maioria dos oráculos ao qual temos acesso hoje geralmente é deficiente, visto que a humanidade já passou por vários períodos de repressão, tendo assim, perdido muito conhecimento no campo do ocultismo. Se não fosse a persistência e a coragem de diversos mestres da filosofia esotérica, não poderíamos desfrutar hoje deste e de outros maravilhosos jogos de cartas.
O Baralho Cigano Lenormand é constituído por 36 cartas, numeradas ordinalmente e relacionadas aos 4 naipes que constituem a Cartomancia tradicional. Estes naipes -Copas, Ouros, Espadas e Paus – correspondem aos 4 elementos alquímicos: água, terra, fogo e ar. Estes elementos representam respectivamente, a emoção, a matéria, o espírito e a razão.
Com arquétipos de fácil visualização, sua leitura apresenta aparente facilidade. Por este motivo é visto também, equivocadamente, como um instrumento “pobre”. Ou seja, não tão rico quanto o Tarot tradicional que a maioria de nós conhece, aquele que apresenta os 22 Arcanos Maiores. No entanto, a posição das cartas, a comparação entre uma e outra, é que especifica a mensagem do jogo feito com o Baralho Cigano Lenormand.
Este último encanta também pela magia relacionada a ele. Muitos o jogam cercados de apetrechos como velas coloridas, incensos, frutas e outros objetos. Mas, existem também aqueles que jogam o mesmo baralho sem nenhum artifício. Vale lembrar que o mais importante é o jogo propriamente dito e a mensagem contida nele. O ritual é secundário.
O Baralho Cigano Lenormand, assim como qualquer jogo de cartas, através dos seus arquétipos, envia mensagens que muitas vezes estão bloqueadas em nosso inconsciente. Extremamente valioso para o nosso dia-a-dia, como se fosse um amigo, um confidente, pode nos orientar para decisões mais acertadas e também nos prevenir dos perigos que nos cercam.
Sejam bem-vindos à magia do Baralho Cigano Lenormand!
Ana Anciães

Significados das Cartas doBaralho Cigano

O Baralho Cigano foi elaborado pelos ciganos com base no oráculo mais conhecido e difundido no mundo: o Tarô.
 Supõe-se que os ciganos até chegaram a usar as 78 lâminas do Tarô, porém, sentiram a necessidade de terem um oráculo próprio e resolveram adaptar as 78 lâminas em 36, surgindo assim, o Baralho Cigano. Acredito que a necessidade de se ter um oráculo próprio veio da natureza dos ciganos, que só usavam o que era deles e recusavam tudo o que fosse dos “Gadjos” (não-ciganos), pois não queriam ficar presos às idéias e símbolos que não pertenciam à sua cultura e cotidiano. Sendo assim, eles transformaram os desenhos, mudaram os significados do tarô original e puderam trabalhar com um instrumento próprio. Encontramos, basicamente, no Baralho Cigano símbolos que falam só da vida ao ar livre, a natureza, rios, árvores, animais, que são sempre retratados porque fazem parte do dia a dia dos ciganos. Na aioria das cenas retratadas nas lâminas, vemos a necessidade que esse povo tem de liberdade e da vida em constante contato com a natureza.
 Faz parte da tradição cigana a prática da adivinhação pelas mulheres, porém, elas possuem dois tipos de cartas: uma para o uso restrito ao grupo cigano, e outro para fazer adivinhação à comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário