bbb

CRIANÇAS


O nascimento de uma criança é um dos acontecimentos mais importantes na vida dos ciganos, além do casamento e da morte. Todos são celebrados com rituais apropriados, muito respeito e reverência.

A vinda de um novo membro da tribo é sempre encarada como uma dádiva, não apenas para a família, mas para todos os demais, por isso o cuidado e a atenção que dedicam ao fato.

Assim como nas simpatias dos "gadjos", há em nosso repertório inúmeras simpatias indicadas para as mais diferentes situações da vida de uma criança, desde o seu nascimento até sua puberdade.

Todas devem ser feitas com muito amor, recomendando-se que os pais e padrinhos participem delas. Na tradição antiga dos ciganos não existe a figura dos padrinhos como é entendida atualmente, porque todos os outros membros da tribo eram solidários na atenção para com o novo membro.

De qualquer forma, as simpatias não ficam prejudicadas com isso, mas enriquecidas, já que os padrinhos simbolizam a própria sociedade que acolhe essa criança em seu seio e onde ela crescerá para ser parte atuante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário