bbb

Cartas e oração ciganas

A escritora Mirian Stanescon Batuli foi uma das premiadas pelo Edital Prêmio Culturas Ciganas de 2007.


A escritora Mirian Stanescon Batuli foi uma das premiadas pelo Edital Prêmio Culturas Ciganas de 2007, pelo livro “Lila Romai – Cartas Ciganas em conjunto com a oração Cigana e a Oração a Santa Sara Kali”. Segundo ela, o livro é sobre a história da tradição cigana, escrita por uma verdadeira cigana, o que muda a realidade da literatura da área no Brasil. “Tudo o que era escrito no Brasil sobre os ciganos era escrito por não ciganos e, portanto, muito distorcido”, diz.

Cigana do ramo dos Rom, Miriam formou-se advogada (caso raro entre as mulheres ciganas) e hoje é coordenadora da Fundação Santa Sara Kali, onde promove cruzadas pela paz e faz projetos sobre o ensino de romanês, um banco de dados da cultura cigana, inclusão digital e muitas outras ações pela cidadania de sua gente.

Ela diz que ficou muito alegre ao ser contemplada com o prêmio não tanto pelo valor, que considera baixo, mas principalmente por seu significado. “O prêmio é muito importante porque é a primeira vez que se faz política pública para os ciganos no Brasil, além disso, divulga nossa cultura e dá oportunidade aos ciganos de afirmarem suas expressões culturais. Agora os ciganos estão se conscientizando e acreditando que o governo está fazendo todo o possível por eles.”

Segundo Mirian, a importância da autoria foi uma das ações sugeridas ao Ministério da Cultura pelo Grupo de Trabalho Cigano, instituído como forma de estabelecer o diálogo com o Povo Cigano que vive no país e abrindo espaço para que ele contribua na elaboração de políticas públicas de sua cultura.

Agora, além de sua luta pela dignidade e igualdade de todos, não apenas dos Ciganos, Miriam está se dedicando a dois novos livros, um sobre as raízes ciganas e outro sobre a história de Santa Sara Kali, a santa que é homenageada no dia 24 de maio, instituído oficialmente pelo governo brasileiro como o dia nacional dos Ciganos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário