bbb

A CRIAÇÃO POSITIVA

Amigos!
Minha intenção inicial para este post era apenas compartilhar novamente um trecho do livro “NÃO TEMAS O MAL” de Eva Pierrakos e Donovan Thesenga, Editora Cultrix. Li este livro há mais de cinco anos e já havia reproduzido este trecho no Dalla Blog (aqui) quando ainda não era tão visitado quanto hoje. Mas decidi falar um pouco mais sobre o tema, que me desperta profundo interesse.

Fiquei encantado quando conheci o trabalho de Eva Pierrakos e essa metodologia chamada de Pathwork® , que foi toda canalizada. Todo o material contido no Pathwork® foi transmitido através de Eva Pierrakos, por uma entidade que veio a ser conhecida como “Guia do Pathwork®”. São 258 palestras com ensinamentos sobre as leis fundamentais da vida, sobre a natureza da realidade psicológica e o processo de desenvolvimento espiritual. É um maravilhoso método, que se transformou numa verdadeira escola (site oficial de São Paulo aqui.)

Neste livro em específico, o Guia trata de uma questão fundamental com profundidade: a importância de encaramos nossas sombras para transmutá-las. Um método é oferecido para que possamos ver claramente nosso “lado escuro”, compreender suas raízes e causas e, o que é mais importante, transformá-lo. Quem ainda não leu, recomendo a leitura.

Este conceito - a "Criação Positiva" - foi novidade pra mim na época. Não consegui compreender muito bem do que se tratava. Mas aos poucos, tudo se tornou cada vez mais claro. A criação positiva é consequência deste caminho de autodescoberta e expansão da consciência. É um tema recorrente aqui no Dalla Blog, o que todos nós estamos descobrindo juntos. Percebo hoje em minha vida os resultados, claros como água. Entendem por que quero compartilhar? Desejo, sinceramente, que tudo isso sirva de estímulo a quem ainda duvida...

“Sempre que atitudes destrutivas permanecem ignoradas ou intocadas, você vive numa ambivalência dolorosa, pois jamais poderá seguir numa direção quando quer ser negativo. Sempre há o Eu Verdadeiro clamando pela realidade absoluta e puxando na direção oposta. A unificação da direção interior só pode ocorrer quando a personalidade é verdadeiramente construtiva, sem destrutividades ocultas.

Para que você se vivencie como aquele ser eterno que você é essencial e absolutamente, é preciso que você considere e teste a possibilidade da criação positiva. Você verá então que criar positivamente é realmente muito mais fácil e natural: trata-se de um processo orgânico. A criação negativa e as atitudes destrutivas são artificiais e forjadas, mesmo que você esteja agora tão acostumado a ela que lhe pareçam mais naturais. O positivo não exige esforço.
À primeira vista parece que abandonar o negativo, que se tornou uma segunda natureza para você, é um esforço grande demais. Ele parece excessivo porque você ainda crê que, ao abandonar a negatividade, você cria uma positividade que é algo completamente novo. Se fosse assim, na maioria dos casos, essa criação seria totalmente impossível.

Mas no momento em que você percebe que a criação positiva já está aí no seu interior e que ela pode se desenvolver, se revelar no momento em que isso for permitido, abandonar a negatividade converte-se no alívio de um pesado fardo que o empurrou para baixo durante toda a sua vida – e em muitas outras vidas antes desta.

Quando dizemos que Deus está dentro de você, queremos dizer precisamente isso. Não apenas a consciência maior com infinita sabedoria da ordem mais pessoal, estão ao seu alcance em qualquer momento que você precise dela; não apenas os poderes da força e da energia criadora, sentimentos de bem-aventurança, alegria e prazer supremo estão acessíveis a você em todos os níveis, mas também, exatamente debaixo daquele ponto em que você está enfermo com a sua negatividade, existe uma nova vida na qual todas as reações a todas as possíveis contigências são claras, fortes e inteiramente satisfatórias e corretas para cada ocasião.

Uma flexibilidade e uma criatividade no reagir já existem por trás dos falsos papéis e dos fingimentos, além do domínio da destrutividade. Sob o seu amortecimento exterior já existe uma vivacidade borbulhante. A princípio, ela vai brilhar apenas em alguns momentos. No devido tempo, ela vai se manifestar como o seu clima interior permanente.”

A criação positiva é mesmo muito mais fácil, pois nossa missão é sermos felizes e alegres. Um pequeno exemplo: quem fuma, sente dificuldades em abandonar o vício. Um belo dia, quando decide parar, vê que não era tão difícil assim e que a vida é muito melhor sem o cigarro. Simples!

Dei esse exemplo porque já vivi na pele essa situação. Isso vale pra qualquer vício, hábito, ou comportamento destrutivo. No fim, tudo é bem mais fácil do que imaginávamos. Temos essa tendência, a de dificultar as coisas e pintar o diabo mais feio do que ele é.

Vamos refletir? Concluo com uma frase que acabo de ler no twiter (deixaram assim, entre aspas e sem o nome do autor): "Deixe a vida fazer com você, o que a primavera faz com as flores."

Nenhum comentário:

Postar um comentário